top of page

Versos Para Todo Canto

(Recital Lírico)

27 de novembro de 2022 

20h

A Casa (Foz do Iguaçu)

Sopranos:

Manu Colla
Renata Gonçalves 
Valquíria Pommé 


Pianista:

Viviana Matschulat


Programa:

Uma poesia em italiano

Manu Colla


- Quando men vo, G.Puccini

- Deh vieni non tardar, W.A.Mozart

- Una donna quindici anni, W.A.Mozart

- O Cessati Di Piagarmi, A. Scarlatti

Uma poesia em português

Valquíria Pommé 


- Azulão, Jayme Ovalle

- Acalanto da rosa, Cláudio Santoro

- Amor em lágrimas, Cláudio Santoro

- Trovas, Alberto Nepomuceno

- Melodia sentimental, Heitor Villa-Lobos


Uma poesia em espanhol

Renata Gonçalves

- La rosa y el sauce, Guastavino

- El clavel del aire blanco, Guastavino

- Del cabello más sutil, Obradors

- Canción del árbol del olvido, Ginastera

- El desamor,  J.P. Esnaola

- Tango de la Menegilda, Valverde

Tutti:

- O mio babbino caro, G.Puccini

Versos Para Todo Canto: Texto
Versos Para Todo Canto: Galeria

Viviana Matschulat

Natural de Assunção (Paraguai), reside em Foz do Iguaçu desde 2014. Ela possui Graduação, Mestrado e Doutorado em Música, na área de Performance Pianística, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalhou como docente do Curso de Música da Escuela Superior de Bellas Artes na Universidad del Este (Paraguai). Atualmente atua como pianista colaboradora de cantores, instrumentistas, corais, e como professora de piano na cidade de Foz do Iguaçu. Como solista, apresentou-se em Assunção e no Brasil e foi solista com orquestras em Assunção. Foi vencedora do Concurso de Piano Francisco Marin Nogueras em Assunção e recebeu menção pela destacada participação no Concurso Internacional de Piano Claudio Arrau, no Chile. Em Assunção foi integrante do Elenco de Ópera da Universidad del Norte, onde atuou como pianista correpetidora. Recentemente realizou cursos de especialização em Música e Cognição e cursos sobre técnica e pedagogia pianística.

Versos Para Todo Canto: Texto

Valquiria Pommé

É bacharel em canto lírico pela Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), onde estudou com nomes importantes da cena musical brasileira, como Carmo Barbosa, Horácio Gouveia e Abel Rocha. Recentemente, tem se aprofundado também na área da pedagogia vocal através de cursos de especialização, com destaque para o Estudo Dirigido: Voz, Corpo e Equilíbrio, idealizado e ministrado por Mirna Rubim.
Por três anos, foi bolsista do Coro Jovem do Estado de São Paulo, sob a regência de Naomi Munakata, e, mais tarde, integrou os coros University Community Chorus, UA Collegium Musicum, e o Tucson Symphony Orchestra Chorus, nos Estados Unidos.

Dentre suas apresentações mais recentes, destaca-se a participação no VII Festival de Ópera do Paraná.
Em 2021, integrou a equipe de professores do curso virtual Simplesmente Cante. Atualmente, atua como professora de canto e musicalização infantil na Mansão das Artes de Foz do Iguaçu e desenvolve projetos artísticos diversos com músicos da região.

Versos Para Todo Canto: Texto

Manu Colla

Iniciou seus estudos de canto lírico em 2018 e, desde, então tem se apresentado com frequência na região de Foz do Iguaçu. Em 2022, foi finalista do Concurso Zola Amaro. Atua também no teatro musical, tendo interpretado Velma Kelly em Chicago em parceria com a Cia do Corpo Centro de Artes. Atualmente, produz conteúdo relacionado à música e ao canto na rede social TikTok, onde possui mais de 80 mil seguidores.

Versos Para Todo Canto: Texto

Renata Gonçalves

Bacharel em canto pela Universidade Federal de Pelotas e pós-graduada em canto e expressão pela Alpha Instituto/FACEC. Durante a faculdade fez a adaptação da ópera La Serva Padrona para crianças como bolsista do projeto de extensão Ópera na Escola, quando atuou como a personagem Serpina. 
Em 2017, foi selecionada para ser bolsista do ópera estúdio Salta Lírica com os professores: Luciano Garay, Lizzie Waise e Alejandra Malvino; todos cantores e/ou professores do Teatro Colón em Buenos Aires. Em julho de 2018 e 2019 realizou o workshop Soñado com Lizzie Waisse, Alejandra Malvino e Suzana Cardonet; e recentemente realizou uma Gala lírica na cidade de Mendonza, Argentina.
Durante a pandemia, realizou o Recital intitulado Coração Latino-Americano que foi patrocinado pelo edital FAC Feevale, quando apresentou um ciclo inédito do compositor gaúcho Frederico Richter, e participou da homenagem aos 90 anos do mesmo compositor realizado pela Universidade Federal de Santa Maria.
Atualmente recebe orientações vocais da soprano japonesa Eiko Senda e participa da recém criada Companhia de ópera do Rio Grande do Sul, idealizada pelos cantores Eiko Senda, Flávio Leite e Angela Diel, quando debutou como Lola na ópera Cavalleria Rusticana, no Teatro São Pedro de Porto Alegre.

Versos Para Todo Canto: Texto
bottom of page