VI Festival de Ópera do Paraná

Passeio Público de Curitiba - Programação Presencial ao Ar Livre no Coreto Digital


De 5 a 10 de Outubro de 2021


Entrada Franca - Não necessita ingressos

Programação

Grade de Eventos

LA TRAVIATA

De Giuseppe Verdi - Ópera Nacional de Paris


05/10 (ter) às 18h

09/10 (sab) às 09h

(Duração: 2h15)


RIGOLETTO

De Giuseppe Verdi - Festival de Bregenz

06/10 (qua) às 18h

09/10 (sab) às 14h

(Duração: 2h05)

A VIÚVA ALEGRE

De Franz Lehár - Teatro da Ópera de Roma

08/10 (sex) às 18h

10/10 (dom) às 09h

(Duração: 1h57)

MANON LESCAUT

De Giacomo Puccini - (Teatro alla Scala de Milão)


08/10 (sáb) às 18h

(Duração: 2h12)


TURANDOT

De Giacomo Puccini - Teatro Regio de Turim


09/10 (sáb) às 18h

10/10 (dom) às 14h

(Duração: 1h54)

ORFEU E EURÍDICE

De Christoph Willibald Gluck - Teatro Alla Scala de Milão

10/10 (dom) às 18h

(Duração: 2h09)

 
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Passeio Público: velha arena de ópera a céu aberto

(texto de apresentação do programa)

Esta sexta edição do Festival de Ópera do Paraná foi programada para 2020 e cancelada às vésperas por conta do avanço pandêmico de covid-19. E já previa a exibição de uma programação operística digital e gratuita.


Neste ano de 2021, com a possibilidade da retomada progressiva dos eventos, mas com restrições de público e aglomeração, a solução foi proporcionar apresentações consagradas e ultra-tecnológicas de forma a também proteger os espectadores.


E oferecemos uma primorosa seleção de títulos consagrados, em produções europeias de excelência, com o alto apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba via Fundação Cultural de Curitiba e Instituto Curitiba de Arte e Cultura, a quem somos muitíssimo obrigados pelo prestimoso auxílio.


A escolha de exibição ao ar livre nas telas do novel Coreto Digital calha em ótimo momento: este ano completa 135 anos da inauguração Passeio Público, pelas mãos do Visconde de Taunay, local onde em 1915 o prefeito Cândido de Abreu mandou erguer em art nouveau o “Pavilhão de Retrete” - comumente chamado de Coreto, e o entabulou com uma apresentação da Banda da Polícia a tocar uma “Marcha Carlos Cavalcanti”, em honra ao governador de então e composta por Leo Kessler.


Kessler este que, naquele mesmo ano, completava a ópera “Papílio Innocentia”, com libreto de Emiliano Pernetta sobre argumento do próprio Taunay. Carlos Cavalcanti não se interessou pela montagem já agendada no Theatro Guayra de “Papílio Innocentia”, que permaneceu adormecida por 101 anos até este Festival de Ópera  do Paraná levar a cena em sua segunda edição, estreando-a na presença da centenária filha e das sobrinhas-netas do compositor.


Também no Passeio Público, as curiosas apresentações públicas de ‘zonophones’, em 1905, que nada mais eram do que toca-discos com óperas consagradas, fazendo o mais humilde transeunte conhecer grandes nomes e títulos deste gênero musical.


Ou ainda, apresentações de ‘Chronophono Lyrico’ (uma junção do phonógrapho e do cinematógrapho) onde domésticas gravações eram facilmente reproduzidas e, as árias das récitas da noite anterior poderiam ser vistas e/ou ouvidas por populares nas manhãs do Passeio Público ou do Colyseu Coritibano, o famoso parque de diversões da então rua Aquidaban (hoje Emiliano Pernetta) com a  Voluntários da Pátria.


Passaram-se as décadas. Mais de século e, novamente, o terreno dos antigos charcos do rio Belém - que formam o Passeio Público - oferecem inovação e ópera para os neófitos, os curiosos e os eruditos, com o Coreto Digital que ali emerge em luz.


Retumbamos o mote deste festival: Ópera para Todos!


Gehad Ismail Hajar

Diretor-Geral do

Festival de Ópera do Paraná

 

Ficha Técnica

VI FESTIVAL DE ÓPERA DO PARANÁ


Direção Geral

Gehad Hajar


Direção Artística

Ítala Nandi


Direção de Produção

Fabio Antunes


Direção do Coro Lírico de Curitiba

Silvany de Mello


Direção da Cia. Paranaense de Ópera

Jomar Lúcio de Lima


Direção de Design Gráfico

Lucinete Vieira

Social Mídia

João Paulo Bueno


Projeto Gráfico

Maria Helena Fontana Cabral Adonis


PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA


Prefeito     

Rafael Greca de Macedo


FUNDAÇÃO CULTURAL DE CURITIBA 


Presidente

Ana Cristina de Castro


Diretor de Ação Cultural

Edson França Bueno


Diretor de Patrimônio Cultural

Gabriel Serrato Paris


Diretora de Incentivo à Cultura

Loismary Pache

Diretor de Planejamento

José Roberto Lança


Diretor Administrativo e Financeiro

Cristiano Augusto Solis de Figueiredo Morrissy


Coordenadora de Comunicação

Lila Fachim

INSTITUTO CURITIBA DE ARTE E CULTURA

Diretor Executivo 

Marino Galvão Jr. 


Coordenadora de Música 

Janete Andrade 


Gerente Administrativo e Financeiro 

Maria Eduarda Rigos Maia Prata Bahls


Assessoria Jurídic

Simone Konitz


Agente Administrativo Supervisor 

Lucilene Ribas



Assessoria de Música

Márcia Squiba 


Analista Administrativo

Daiana Hostins


Assistente de Recursos Humanos

Débora Evangelista


Arquivista

Clara de Lanna


Assessoria de Comunicação 

Ana Luzia Gori Palka Miranda

Viridiana de Macedo


Designer Gráfico 

Melany Sue Toda


Recepção 

Valdir Rodrigues de Matos


CORETO DIGITAL


Técnicos de Audiovisual

Luciano Antunes dos Santos

Ronaldo Antunes